Por muito tempo, ninguém podia ver nada além do solo, mas a semente estava subterrânea e continuamos regando-a.
Foi um processo lento que exigiu paciência e fé, mas sabíamos que com o tempo ela se transformaria em uma grande árvore e daria frutos.
Assim, aos poucos, a semente foi criando raízes e hoje finalmente brotou. Ainda é uma planta pequena e frágil, mas é visível e, se continuarmos cuidando dela, crescerá para se tornar uma árvore forte que perdurará por muitas gerações.
That seed is
Esta série reflete gentilmente sobre a vida e a direção da sociedade globalizada, ao mesmo tempo em que arquiva a cultura ancestral Yawanawá.
Cada episódio explora as tradições Yawanawá através dos anciãos, retratando seus costumes autênticos e contrastando com a sociedade globalizada moderna, destacando nosso relacionamento danificado com a natureza.
Cada episódio traz uma reflexão, convidando os espectadores a considerar o impacto de suas escolhas.
Devido ao contexto histórico dos Yawanawá, sua cultura quase foi extinta por ações da sociedade ocidental.
Criar registros históricos fortalecerá sua cultura e identidade, garantindo que as futuras gerações possam conhecer suas origens e aspectos culturais que poderiam se perder.
Envolver pessoas indígenas no elenco e equipe técnica do filme (meta de 40% de participação indígena) garante a compensação financeira para os membros da comunidade.
Enquanto isso, eles aprenderão mais sobre cinema e, se desejarem, poderão assumir qualquer papel que desejarem.
Investimos parte do orçamento em projetos relacionados ao tema de cada episódio, visando garantir que após a produção a comunidade receba benefícios duradouros através da arte do cinema.
Também estamos estabelecendo conexões com parceiros externos que têm projetos de impacto.
Acreditamos no poder transformador da arte. A produção deste filme e a reafirmação dessa mensagem podem causar um impacto positivo no mundo e na consciência humana.
A mensagem é muito simples, porém muito difícil para as pessoas entenderem. Como podemos fazer isso? Se a razão não funciona, talvez estejamos precisando de sentimento, uma linguagem muito complexa que é universal.
Os Yawanawá são o povo da queixada, um povo indígena da língua Pano, que vive às margens do Rio Gregório, no Acre, Brasil, e em áreas adjacentes do Peru e Bolívia. A subsistência deles ainda se baseia principalmente na cultura de caça e pesca, integrando o cultivo de milho, mandioca, arroz, banana e outras formas de vegetação tuberosa nativa, que estão sendo ampliadas com atividades de agrofloresta.
Com o primeiro contato com o mundo ocidental, causado pelo “ciclo da borracha amazônica” (entre 1897 e 1912, continuando depois com a posse das plantações pelos “barões da borracha”), os Yawanawá foram submetidos à escravidão e repressão.
Muitos fatores afetaram a tribo: os barões e a igreja evangélica propagaram a falsa crença de que a espiritualidade, cultura, língua e especialmente algumas tradições dos Yawanawá eram diabólicas.
Atualmente, o povo Yawanawá e suas tradições enfrentam uma grande transformação diante dos desafios recentes que a modernidade impõe ao povo ancestral. De acordo com pesquisas sociológicas do CEDI brasileiro (Centro Ecumênico de Documentação e Informação), os Yawanawá têm atualmente uma população de 1.287 pessoas. Energicamente, não há como essa tribo se desconectar de seu território, com todas as lições inerentes e a conexão espiritual que têm com a floresta.
A esperança é que eles resistam aos desafios da ocidentalização e continuem crescendo em equilíbrio com seu ambiente.
…
Acreditamos em troca justa, queremos construir uma relação exemplar entre o mundo exterior e os povos indígenas, e por isso mantemos as finanças completamente transparentes.
ORÇAMENTO DO PRÓXIMO EPISÓDIO: €60.000
*Os números são estimativas e parâmetros para nós seguirmos, uma produção cinematográfica requer flexibilidade para se adaptar a circunstâncias imprevisíveis, por isso esses números podem variar.
Configure uma doação mensal e apoie o projeto.
Se cada um contribuir com uma gota de água todo mês ao longo do tempo essa semente crescerá forte.
PayPall: institutoshaneihu@gmail.com
Titular da conta: Guilherme Faria e Avila
BIC: TRWIBEB1XXX
IBAN: BE12 9673 6378 2092
Endereço da Wise: Rue du Trône 100, 3rd floor
Brussels – 1050 – Belgium
Titular da conta: Guilherme Faria e Avila
ACH e wire routing number: 026073150
Número da conta: 8314562692
Tipo de conta: Corrente
Endereço da Wise: 30 W. 26th Street, Sixth Floor
New York NY 10010 – United States
Titular da conta: Guilherme Faria e Avila
Sort code: 23-14-70
Número da conta: 36619844
IBAN: GB48 TRWI 2314 7036 6198 44
Endereço da Wise: 56 Shoreditch High Street, London – E1 6JJ – United Kingdom
Titular da conta: Guilherme Faria e Avila
Pix Code: 32.122.742/0001-86
Agência: 0001
Conta: 15513199-8
Banco: 0260
Titular da conta: Guilherme Faria e Avila
Código BSB: 774001
Número da conta: 220484063
Junte-se ao grupo do WhatsApp!
No grupo, compartilhamos cada marco desta produção, sendo 100% transparentes com a forma que usamos os fundos.
Duração: 15 a 20 minutos por episódio.
A produção desta série é um estudo cultural e científico em andamento, portanto, os conceitos dos episódios estão se desenvolvendo à medida que aprendemos sobre a cultura.
Cuidamos profundamente deste filme como forma de respeito pela beleza que reside na cultura Yawanawá; para nós, é uma responsabilidade tremenda transformar essas histórias em imagens e sons.
Mesenai é o episódio piloto desta série.
Apresentamos o conceito da série e definimos o tom de voz que vamos seguir, apresentamos o contraste entre um modo de vida ancestral e o mundo moderno, sem mergulhar profundamente em assuntos específicos.
O curta-metragem começou a ser produzido em 2021 e desde então teve sua primeira edição premiada no Festival de Cinema Fama 2022 como o melhor curta-metragem.
Posteriormente ao final de 2023, a produção recebeu apoio do governo brasileiro através da Lei Paulo Gustavo, trazendo pela primeira vez condições propícias para essa produção e resultando em uma obra mais concisa.
1 Tradições ancestrais Yawanawá
2 O ponto de ruptura do mundo
3 A influência do mundo externo
4 Conclusão/Reflexão
Projeto de Impacto Social
Parte do orçamento será destinada à construção de um viveiro de mudas para recuperar alimentos tradicionais na aldeia, criando um sistema alimentar mais saudável livre de lixo plástico e oferecendo também a oportunidade para aqueles que desejam experimentar esse estilo de vida.
Uma sociedade se torna grandiosa quando homens velhos plantam árvores cuja sombra nunca irão desfrutar.