O retiro é um momento em que nos mobilizamos para receber grupos que buscam imergir em nossas tradições.
Anciões, lideranças, professores e jovens aprendizes se unem e contribuem para criar uma experiência transformadora.
Após o retiro iniciamos um estudo chamado Samakei, isolando-se dentro da mata para aprender com o silêncio, guiado por Shaneihu Yawanawá e rezado por um dos nossos reconhecidos pajés: Kate Yuve, Nixiwaka or Matsini Yawanawá.
Um processo ainda mais forte, de crescimento, de transformação e aprendizado, mas também de muito sacrifício, testes e desafios. Uma oferenda, para Sheni, o criador e todos os espíritos sagrados da natureza.
Retiro: 04 – 10 Abril
Dieta: 18 Março – 18 Abril
Em nossa história a tartaruga (Kushã Shawe) lançou um feitiço que matou Ruá, o primeiro homem a morrer e foi do túmulo de Ruá que nasceram as medicinas da floresta.
A vida segue um ciclo natural. Todos nós nascemos, crescemos e envelhecemos, cada etapa com a sua beleza. Então, por que ter pressa e não aproveitar cada uma dessas etapas?
Abrace essa sabedoria—viva sem pressa, cure-se e encontre paz nessa jornada.
Para se juntar a esse retiro e do grupo de dieta nós envie uma mensagem e reserve a sua vaga.
Retiro: 28 Outubro – 03 Novembro
Dieta: 05 Novembro – 05 Dezembro
Todos os anos durante o aniversário do Cacique Shaneihu nós organizamos uma grande festa para toda a aldeia, uma celebração familiar, intima, mas também aberta para os amigos de fora.
Com atividades como: pinturas corporais, cerimonias de uni, brincadeiras tradicionais, celebração do aniversário e partilha de histórias e conhecimentos.
Para se juntar a essa festa e do grupo de dieta nós envie uma mensagem e reserve a sua vaga.
Retiro: 28 Dezembro – 04 Janeiro
Dieta: 06 Janeiro – 06 Fevereiro
Outra tradição anual da aldeia Yawarani é o fechamento do ano e a celebração do novo ano. No momento onde muitos estão festando em ambientes de baixa vibração nós criamos um espaço para elevar nossa energia.
Com atividades como: pinturas corporais, banhos de ervas, banhos de argilas, contação de histórias, ensinamentos tradicionais, aplicação de kambo, cerimonias de Uni, roda de rapé e brincadeiras tradicionais.
Para se juntar a esse retiro e do grupo de dieta nós envie uma mensagem e reserve sua vaga.
Perguntas Frequentes
A alimentação será fornecida pela aldeia e é baseada na culinária local, rica em ingredientes da região como: carne, aves, peixe, banana, macaxeira, grãos, batatas e verduras.
Possuímos casas compartilhadas. Algumas casas possuem pequenos quartos para 2 ou 3 pessoas, enquanto outras acomodam até 10 pessoas.
Recomendamos dormir em rede com mosquiteiro, assim como é costume na aldeia. No entanto, você também pode trazer uma barraca e colchão inflável, se preferir.
Caso tenha dúvidas sobre as acomodações, entre em contato e vamos te ajudar.
Entendemos a importância de um bom banho após uma longa viagem. No calor amazônico, nada melhor do que um banho gelado para se refrescar.
Na aldeia, temos duchas e banheiros com privadas secas ou úmidas.
Aconselhamos todos a virem com mente e coração abertos para receber os ensinamentos e as medicinas da floresta, porém nós respeitamos o seu tempo e seu processo individual, por isso cada pessoa tem a liberdade de escolher do que participar ou não.
O mais importante é que você se sinta confortável e conectado ao que faz sentido no seu processo. Nós vamos te acompanhar e orientar durante a jornada.
Para chegar à Aldeia Yawarani, no Acre, o primeiro passo é escolher entre os aeroportos de Rio Branco (RBR) ou Cruzeiro do Sul (CZS).
Cruzeiro do Sul é a opção mais próxima, com um trajeto terrestre de cerca de 2 horas até a Vila São Vicente, enquanto de Rio Branco são aproximadamente 7 horas e 30 minutos.
Após o voo, recomendamos fretar um carro/taxi.
Escrevemos um guia sobre completo sobre como chegar na aldeia yawarani onde te ajudamos a escolher a rota com o melhor custo benefício!
Acesse o guia completo aqui
Você precisará de itens essenciais para conforto e segurança, como uma rede com mosquiteiro ou barraca, lanterna com pilhas extras, roupas leves e respiráveis, repelente de insetos e produtos de higiene biodegradáveis.
Nós preparamos um checklist completo com todos os itens e a explicação do porquê de cada um.
Acesse o checklist prático.
No retiro Kushã Shawe, cada dia é único, repleto de atividades que equilibram momentos de introspecção, como o Banho de Argila, e celebrações, como as músicas ao redor da fogueira.
Essas práticas visam proporcionar uma transformação pessoal e espiritual profunda, respeitando o ritmo de cada participante.
Preparamos um cronograma completo do retiro, com a descrição de todas as atividades.
Para mais detalhes, clique aqui.
Para quem são os retiros e dietas?
Você sente que o planeta está em transição, e mais do que nunca, deseja focar na cura — tanto pessoal quanto coletiva.
Você está pronto para se libertar de traumas e padrões negativos que o afastam de seu verdadeiro propósito, mergulhando em uma jornada de autoconhecimento.
Você quer fazer parte da mudança global e entende que transformar o mundo começa com sua própria transformação.
Você busca se conectar com a essência do que é ser humano através das tradições ancestrais do povo Yawanawá.
Leveza e inspiração
Fazer conexões humanas profundas
Conhecer uma nova cultura
Melhorar a sua autoestima
Aprender a gerenciar as suas emoções
Perder o medo de se relacionar de novo
Aprender a lidar com o estresse e a ansiedade
Equilíbrio entre corpo, mente e espírito
Conhecer novas pessoas
Aflorar a sua criatividade
Encontrar um propósito de vida
Deixar um legado para o mundo
Fazer algo novo pela primeira vez
Turismo sustentável e com propósito
Firmar verdadeiros laços de amizades
Rir, se divertir e aproveitar a vida
Se conectar com a sua essência
Melhorar o seu sono
Contribuir com o meio ambiente
Ajudar pessoas
Melhorar o seu relacionamento com Deus
Viver novas experiências